sábado, 16 de outubro de 2010

Dislexia


Dislexia (Por Simaia Sampaio)

O que é?

A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso.

Porém se a criança estiver diante de pais ou professores especialistas a dislexia poderá ser detectada mais precocemente, pois a criança desde pequena já apresenta algumas características que denunciam suas dificuldades, tais como:

- Demora em aprender a segurar a colher para comer sozinho, a fazer laço no cadarço do sapato, pegar e chutar bola.

- - Atraso na locomoção.

- - Atraso na aquisição da linguagem.

- - Dificuldade na aprendizagem das letras.

A criança dislexa possui inteligência normal ou muitas vezes acima da média. Sua dificuldade consiste em não conseguir identificar símbolos gráficos (letras e/ou números) tendo como conseqüência disso a dificuldade na leitura e escrita.

A dislexia normalmente é hereditária. Estudos mostram que dislexos possuem pelo menos um familiar próximo com dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita.

O distúrbio envolve percepção, memória e análise visual. A área do cérebro responsável por estas funções envolve a região do lobo occipital e parietal.

Características:

- Confusão de letras, sílabas ou palavras que se parecem graficamente: a-o, e-c, f-t, m-n, v-u.

- Inversão de letras com grafia similar: b/p, d/p, d/q, b/q, b/d, n/u, a/e.

- Inversões de sílabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra.

- Adições ou omissões de sons: casa Lê casaco, prato lê pato.

- Ao ler pula linha ou volta para a anterior.

- Soletração defeituosa: lê palavra por palavra, sílaba por sílaba, ou reconhece letras isoladamente sem poder ler.

- Leitura lenta para a idade.

- Ao ler, movem os lábios murmurando.

- Freqüentemente não conseguem orientar-se no espaço sendo incapazes de distinguir direita de esquerda. Isso traz dificuldades para se orientarem com mapas, globos e o próprio ambiente.

- Usa dedos para contar.

- Possui dificuldades em lembrar se seqüências: letras do alfabeto, dias da semana, meses do ano, lê as horas.

- Não consegue lembrar-se de fatos passados como horários, datas, diário escolar.

- Alguns possuem dificuldades de lembrar objetos, nomes, sons, palavras ou mesmo letras.

- Muitos conseguem copiar, mas na escrita espontânea como ditado e ou redações mostra severas complicações.

- Afeta mais meninos que meninas.

O dislexo geralmente demonstra insegurança e baixa auto-estima, sentindo-se triste e culpado. Muitos se recusam a realizar atividades com medo de mostrar os erros e repetir o fracasso. Com isto criam um vínculo negativo com a aprendizagem, podendo apresentar atitude agressiva com professores e colegas.

Antes de atribuir a dificuldade de leitura à dislexia alguns fatores deverão ser descartados, tais como:

- imaturidade para aprendizagem;

- problemas emocionais;

- métodos defeituosos de aprendizagem;

- ausência de cultura;

- incapacidade geral para aprender.

Tratamento e orientações:

- O tratamento deve ser realizado por um especialista ou alguém que tenha noções de ajuda ao dislexo. Deve ser individual e freqüente.

Durante o tratamento deve-se usar material estimulante e interessante. - Ao usar jogos e brinquedos empregar preferencialmente os que contenham letras e palavras.

- Reforçar a aprendizagem visual com o uso de letras em alto relevo, com diferentes texturas e cores. É interessante que ele percorra o contorno das letras com os dedos para que aprenda a diferenciar a forma da letra.

- Deve-se iniciar por leituras muito simples com livros atrativos, aumentando gradativamente conforme seu ritmo.

- Não exigir que faça avaliação de outra língua. Deve-se dar mais importância na superação de sua dificuldade do que na aprendizagem de outra língua.

- O tratamento psicológico não é recomendado a não ser nos casos de graves complicações emocionais.

- Substituir o ensino através do método global (já que não consegue perceber o todo), por um sistema mais fonético.

- Não estimule a competição com colegas nem exija que ele responda no mesmo tempo que os demais.

- Oriente o aluno para que escreva em linhas alternadas, para que tanto ele quanto o professor possa entender o que escreveu e poder corrigi-los.

- Quando a criança não estiver disposta a fazer a lição em um dia ou outro não a force. Procure outras alternativas mais atrativas para que ele se sinta estimulado.

- Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evitá-los. Mas atenção: não exagere nas inúmeras correções, isso pode desmotivá-lo. Procure mostrar os erros mais relevantes.

- Peça que os pais releiam o diário de classe sem criticá-los por não conseguir fazê-lo, pois a criança pode esquecer o que foi pedido e/ou não conseguir ler as instruções.

A Criança Com Dislexia Apresenta:

1) Dificuldade de discriminação visual (confunde letras de forma semelhantes, por exemplo: m/n; a/e; e/c; e/o ou dificuldade de discriminação fonemática (confunde letras com sons semelhantes, por exemplo: b/p; f/v; c/g);

2) A velocidade da percepção é baixa (por isso apresenta lentidão);

3) Apresenta tendência para reversão (bota/dota);

4) Tendência para inversão ( w/m );

5) Dificuldades em seguir e reter seqüências visuais e/ou auditivas;

6) Memória visual e/ou fonológica prejudicada;

7) Desenhos carentes de detalhes;

8) Dificuldades em análise/síntese visual e/ou auditivas, ausência ou dificuldade em consciência fonológica.



Bibliografia:

JOSÉ, Elisabete da Assunção José & COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 12ª edição, São Paulo: Ática.

http://www.mps.com.br/InfoServ/renascer/neurologia.htm

http://www.psiqweb.med.br/cursos/linguag.html
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/disturbios.htm#Dislexia



As Dificuldades De Aprendizagem Na Leitura Podem Ser:

PROBLEMA

PODE SER

O QUE FAZER

1- Leitura com repetição

· Reprodução do estímulo, para impor a si próprio o mesmo estímulo.

· Necessidade de tempo maior para elaborar o conceito.

· Dificuldade no processo de análise e síntese.

· Desorganização têmporo-espacial.

· Falta de compreensão.

· Trabalhar o processo de análise e síntese, percepção temporal e espacial.

· Atividades que favoreçam a simbolização, iniciando pela imagem corporal.

· Trabalhar conceitos e compreensão

2 –Omissão e acréscimo de letras, sílabas e troca de palavras com o mesmo perfil gráfico

· Falta no processo de análise e síntese.

· Falta na apreensão do estímulo como um todo e das partes que o compõe.

· Trabalhar o processo de análise e síntese, iniciando pela representação do corpo e ações até o quebra-cabeça de figuras complexas.

· Explorar outras vias de informação tátil, auditiva e sinestésica.

3 – Inversão da ordem das letras, sílabas e/ou palavras.

· Falta na seqüência temporal.

Exemplo: prato/pato.

· Trabalhar a organização temporal.

4 – Leitura sem ritmo, sem pontuação.

· Falha na organização temporal

· Inadequação de ritmo respiratório na leitura.

· Dificuldade de interpretação do símbolo na pontuação.

· Trabalhar a organização, através do ritmo, respiração e a pontuação como um símbolo.

5 – Uso de apoio tátil e/ou articulatório.

· Necessidade de apoio concreto na tentativa de decodificar a escrita.

· Apoio concreto para manter a atenção.

· Trabalhar a simbolização: corpo códigos, em geral.

6 – Pula linha ao ler

· Falha no processo análise e síntese.

· Dificuldade na figura fundo.

· Falha na seqüência temporal.

· Dificuldade na coordenação visual.

· Trabalhar processo de análise e síntese, figura fundo, seqüência temporal e coordenação óculo motora.

7 – Não compreende o que lê.

· Dificuldade de compreensão.

· Dificuldade no manejo do significado dos termos.

· Trabalhar a compreensão, o pensamento em si, os conceitos.

· Fazer leituras das vivências, dos blocos lógicos, etc.