Ao se propor o presente projeto, acredito que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos.
- Oferecer às crianças com dificuldades no processo de aprendizagem atividades diversificadas que minimize o fracasso escolar melhorando sua auto-estima.
- De habilidades mentais e lingüísticas (capacidade de se expressar oralmente e na escrita, identificar, comparar, estabelecer relações, classificar, analisar interpretar e sintetizar)
- Da criatividade, da formulação de hipóteses, de critica, de resolução de situações-problema;
- Do raciocínio reflexivo-crítico, de atenção, de observação, da socialização e das relações interpessoais;
- Da capacidade de aplicar conhecimentos construídos em novas situações e de fazer generalizações.
- Da vivência lúdica por meio de jogos relacionados à atividade.
- Do uso das Tecnologias na ajuda em desenvolver as habilidades dos alunos.
- Participação no processo de aprendizagem dos alunos que freqüentarão a sala de articulação.
- Registro de relatórios das atividades realizadas.
- Elaboração de pesquisas e estudos para escolha das estratégias de operacionalização do conteúdo programático das séries iniciais do Ensino Fundamental adequando-os à Pedagogia de Projetos em sala de aula.
- Confecção de materiais pedagógicos.
- Reuniões com os pais e professores dos alunos envolvidos no projeto com o objetivo de relatar os progressos das crianças.
- Administração das aulas com alunos previamente selecionados, aulas com duração de duas horas e ou três horas /aulas quando o aluno apresentar dificuldade de estar na escola, devido à distância do colégio ou uso do transporte escolar.
- Articuladamente com o professor regente e coordenador pedagógico, buscar estratégias que garantam a aprendizagem daqueles alunos que por motivos vários apresentam dificuldades ou defasagem em seu desenvolvimento escolar.