Sala de Recurso Multifuncional

"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender."

(MARION WELCHMANN)









segunda-feira, 5 de abril de 2010

Articulação 2010




PROJETO

“APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM”
Professora Articuladora: Waldety Costa Tasso
Ano Letivo de 2010
Terra Nova do Norte – MT


Entre outras, o Professor Articulador tem como metas:
Desenvolver um processo de ensino diferenciado com o aluno para que ele alcance qualificação necessária a sua promoção ao término do ano letivo.
Criar novas estratégias e métodos para trabalhar conteúdos, para os quais os alunos apresentam dificuldades;
Orientar o aluno a identificar suas dificuldades para superá-las;
Permitir ao aluno compreender seu potencial;
1° eixo: atendimento a alunos que apresentarem dificuldades/problemas de aprendizagem e que estejam significativamente prejudicando o seu desenvolvimento formativo normal, a qualquer tempo dentro do ciclo que estiver vivenciando;
2° eixo: atendimento a alunos com defasagem idade/ciclo, incluídos nas turmas de superação; ( caso haja na escola a sala de superação)
3° eixo: atendimento a alunos retidos, no final do ciclo.

Ao se propor o presente projeto, acredito que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS:
  • Oferecer às crianças com dificuldades no processo de aprendizagem atividades diversificadas que minimize o fracasso escolar melhorando sua auto-estima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oportunizar as crianças alvo do projeto situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento:
  1. De habilidades mentais e lingüísticas (capacidade de se expressar oralmente e na escrita, identificar, comparar, estabelecer relações, classificar, analisar interpretar e sintetizar)
  2. Da criatividade, da formulação de hipóteses, de critica, de resolução de situações-problema;
  3. Do raciocínio reflexivo-crítico, de atenção, de observação, da socialização e das relações interpessoais;
  4. Da capacidade de aplicar conhecimentos construídos em novas situações e de fazer generalizações.
  5. Da vivência lúdica por meio de jogos relacionados à atividade.
  6. Do uso das Tecnologias na ajuda em desenvolver as habilidades dos alunos.
METODOLOGIA
  • Participação no processo de aprendizagem dos alunos que freqüentarão a sala de articulação.
  • Registro de relatórios das atividades realizadas.
  • Elaboração de pesquisas e estudos para escolha das estratégias de operacionalização do conteúdo programático das séries iniciais do Ensino Fundamental adequando-os à Pedagogia de Projetos em sala de aula.
  • Confecção de materiais pedagógicos.
  • Reuniões com os pais e professores dos alunos envolvidos no projeto com o objetivo de relatar os progressos das crianças.
  • Administração das aulas com alunos previamente selecionados, aulas com duração de duas horas e ou três horas /aulas quando o aluno apresentar dificuldade de estar na escola, devido à distância do colégio ou uso do transporte escolar.
  • Articuladamente com o professor regente e coordenador pedagógico, buscar estratégias que garantam a aprendizagem daqueles alunos que por motivos vários apresentam dificuldades ou defasagem em seu desenvolvimento escolar.
Recursos utilizados:
Caderno, lápis, caneta, borracha, lápis de cor, tintas, tecidos, papéis diversos, cola, tesoura, barbante, máquina digital, aparelho de som, DVDs,cordas, material de sucata,E.V.A, canudinho, palito de picolé,Laboratório de Informática.




3 comentários:

  1. OLÁ, GOSTEI MTO DO SEU PROJETO E FOI UMA LUZ PARA INICIAR O MEU, POIS ESTOU NA ARTICULAÇÃO BUSCANDO CAMINHOS..

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  2. Rozeli Santos 17/05/2012
    Bom dia , adorei seu projeto pois estou também fazendo o meu e vai me ajudar muito.
    Bj

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  3. gostaria de receber o projeto completo neste endereço
    chicaprofesssora@gmail.com

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