PROJETO
“APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM”
Professora Articuladora: Waldety Costa Tasso
Ano Letivo de 2010
Terra Nova do Norte – MT
Entre outras, o Professor Articulador tem como metas:
Desenvolver um processo de ensino diferenciado com o aluno para que ele alcance qualificação necessária a sua promoção ao término do ano letivo.
Criar novas estratégias e métodos para trabalhar conteúdos, para os quais os alunos apresentam dificuldades;
Orientar o aluno a identificar suas dificuldades para superá-las;
Permitir ao aluno compreender seu potencial;
1° eixo: atendimento a alunos que apresentarem dificuldades/problemas de aprendizagem e que estejam significativamente prejudicando o seu desenvolvimento formativo normal, a qualquer tempo dentro do ciclo que estiver vivenciando;
2° eixo: atendimento a alunos com defasagem idade/ciclo, incluídos nas turmas de superação; ( caso haja na escola a sala de superação)
3° eixo: atendimento a alunos retidos, no final do ciclo.
Ao se propor o presente projeto, acredito que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS:
- Oferecer às crianças com dificuldades no processo de aprendizagem atividades diversificadas que minimize o fracasso escolar melhorando sua auto-estima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oportunizar as crianças alvo do projeto situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento:
- De habilidades mentais e lingüísticas (capacidade de se expressar oralmente e na escrita, identificar, comparar, estabelecer relações, classificar, analisar interpretar e sintetizar)
- Da criatividade, da formulação de hipóteses, de critica, de resolução de situações-problema;
- Do raciocínio reflexivo-crítico, de atenção, de observação, da socialização e das relações interpessoais;
- Da capacidade de aplicar conhecimentos construídos em novas situações e de fazer generalizações.
- Da vivência lúdica por meio de jogos relacionados à atividade.
- Do uso das Tecnologias na ajuda em desenvolver as habilidades dos alunos.
METODOLOGIA
- Participação no processo de aprendizagem dos alunos que freqüentarão a sala de articulação.
- Registro de relatórios das atividades realizadas.
- Elaboração de pesquisas e estudos para escolha das estratégias de operacionalização do conteúdo programático das séries iniciais do Ensino Fundamental adequando-os à Pedagogia de Projetos em sala de aula.
- Confecção de materiais pedagógicos.
- Reuniões com os pais e professores dos alunos envolvidos no projeto com o objetivo de relatar os progressos das crianças.
- Administração das aulas com alunos previamente selecionados, aulas com duração de duas horas e ou três horas /aulas quando o aluno apresentar dificuldade de estar na escola, devido à distância do colégio ou uso do transporte escolar.
- Articuladamente com o professor regente e coordenador pedagógico, buscar estratégias que garantam a aprendizagem daqueles alunos que por motivos vários apresentam dificuldades ou defasagem em seu desenvolvimento escolar.
Recursos utilizados:
Caderno, lápis, caneta, borracha, lápis de cor, tintas, tecidos, papéis diversos, cola, tesoura, barbante, máquina digital, aparelho de som, DVDs,cordas, material de sucata,E.V.A, canudinho, palito de picolé,Laboratório de Informática.
OLÁ, GOSTEI MTO DO SEU PROJETO E FOI UMA LUZ PARA INICIAR O MEU, POIS ESTOU NA ARTICULAÇÃO BUSCANDO CAMINHOS..
ResponderExcluirRozeli Santos 17/05/2012
ResponderExcluirBom dia , adorei seu projeto pois estou também fazendo o meu e vai me ajudar muito.
Bj
gostaria de receber o projeto completo neste endereço
ResponderExcluirchicaprofesssora@gmail.com
gostei muito do seu projeto, estou iniciando nessa área, gostaria de ler seu projeto na integra, será que poderia me enviar. nalvamuller@hotmail.com
ResponderExcluir