Divulgo aqui, parte do trabalho que desenvolvi na Educação. Gratidão a você visitante.

terça-feira, 1 de outubro de 2013
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Como adaptar suas aulas para a inclusão?
Não podia deixar de Parabenizar a Revista Nova Escola e de postar aqui esta reportagem maravilhosa.
Use este guia como um recurso de apoio para fazer o seu planejamento, melhorar a parceria com o AEE e adaptar as atividades de acordo com a necessidade de cada aluno.
Kevin Vitor Neri Nunes, aluno que usa uma lupa eletrônica para ampliar o texto, na EM Bento Machado Ribeiro.
1º Diagnosticar
Lembre-se de que, para construir novos conhecimentos, o estudante precisa contar com um ponto de partida, isto é, com algum conhecimento já construído por ele e que esteja relacionado ao conteúdo estudado no momento. Por meio de uma sondagem (um diagnóstico inicial ) descubra o que ele já sabe e verifique como pode contribuir com o coletivo. Tire o foco do diagnóstico médico e proponha situações desafiadoras para descobrir até onde o aluno pode chegar. Os laudos médicos são importantes para que conheçamos algumas características que costumam estar presentes em alunos com alguns tipos de deficiência, mas não contribuem para planejar o dia a dia em sala de aula.
É muito comum, sobretudo nos casos de alunos que apresentam algum tipo de deficiência intelectual, que a preocupação seja sobre o que “está faltando”, sobre aquilo que ele não sabe, mas isso raramente ajuda. Em vez de olhar para as dificuldades, foque nas possibilidades de aprendizagem. Você pode propor uma atividade diagnóstica específica e, no dia a dia, manter o olhar atento sobre o que o aluno conhece, qual a sua participação em projetos e trabalhos em grupo e em todas as atividades cotidianas.
A educadora Maria da Paz Castro, da Escola da Vila, em São Paulo, complementa com um exemplo. Ela cita o caso de um aluno que, ao contrário dos colegas, ainda não aprendeu a escrever. Se isso acontece o professor deve investigar o que a criança já sabe em relação à escrita e, a partir daí, traçar uma meta de aprendizagem. “Saber que ele precisa ser alfabetizado é muito pouco, muito amplo, e não nos aponta um caminho. Por outro lado, verificar que, embora não escreva da forma convencional, faz tentativas de escrita utilizando as letras que compõem seu nome, já nos aponta uma meta possível de ser alcançada neste primeiro momento”, explica. Nesta situação imaginada pela especialista é preciso estimular o estudante a ampliar seu repertório de letras. Isso pode ser feito, por meio da apresentação dos nomes dos colegas, para que perceba a existência de outras letras e reflita sobre a melhor forma de utilizá-las.
Outra hipótese, agora na disciplina de Matemática. É possível que haja um estudante que não se mostra capaz de fazer um cálculo simples, mas consegue considerar, por exemplo, que a cada dez números contados a sequência de unidades se repete (21, 22, 23, 24... 31, 32, 33, 34). Para este exemplo, o educador poderia estabelecer algumas metas, como propor uma contagem mais longa e a construção de outros conhecimentos sobre a organização do sistema de numeração, de fundamental importância para que o aluno consiga resolver problemas matemáticos no futuro.
2º Adaptar (ou flexibilizar)
Lembre sempre que as atividades são planejadas com base no contexto da sala de aula. Em algumas situações de adaptação curricular, é necessário transformar apenas os objetivos das sequências didáticas. Em outros casos, você deverá flexibilizar os meios para realizar certas atividades, lançando mão de mais recursos sonoros, visuais ou táteis, por exemplo.
Vejamos: no caso de um projeto que propõe a produção de um livro de animais para crianças do 3º ano, que, na maioria das vezes já sabem escrever, temos, para a classe, objetivos que visam a sistematização da escrita, a construção de procedimentos do escritor relativos ao texto informativo, a escrita das palavras já fazendo uso de muitas regras de ortografia, entre outros. Para aqueles alunos que ainda estão em fase de construção da compreensão das regras do sistema alfabético, podemos ter como meta os avanços que estes alunos podem ter escrevendo os nomes dos animais, observando e analisando o material de pesquisa onde se encontram palavras familiares, arriscando-se a escrever pequenas legendas (ainda que não consigam fazê-lo da forma convencional) etc. No caso dos alunos que apresentam deficiência visual, física ou auditiva, nossa função é fornecer-lhes o acesso ao material, lançando mão dos recursos conhecidos, tais como, aparelhos, lupas, o sistema braile e até das “nossas mãos”, se for preciso.
O currículo deve ser adaptado ou personalizado se o professor, junto à equipe pedagógica da escola, reconhecer a necessidade de o aluno contar com intervenções que se diferenciam de forma significativa das aplicadas ao resto da classe. Todos os alunos precisam aprender e construir procedimentos e posturas condizentes com a condição de estudantes. Portanto, nada de deixar seu aluno com deficiência como “café com leite” da turma.
Para exemplificar, listamos algumas orientações gerais de flexibilização para casos de deficiência intelectual, física, visual e auditiva. Veja:
Deficiência Intelectual: cada um destes alunos é único. Por isso, é preciso conhecer os pontos fracos e fortes dessa criança para fazê-la avançar pelos meios mais adequados. É comum que estes estudantes tenham dificuldades com conteúdos abstratos.
Contextualizar as atividades e os conteúdos com situações do cotidiano podem ajudá-la a aprender. Outra sugestão é flexibilizar o tempo de realização da atividade conforme o ritmo da criança e repetindo as etapas sempre que for preciso. Isso não quer dizer que daremos a eles “todo o tempo do mundo”, pois, assim como os demais, esses alunos precisam ser desafiados a fazer as atividades em um tempo cada vez mais curto.
Deficiência Física: se o seu aluno possui deficiência física nos membros superiores, ofereça a ele pranchetas com apoios para que tenha firmeza ao escrever. Os lápis e canetas também devem estar envoltos em espuma, para que não escorreguem. Se houver limitação nos membros inferiores, este não é um motivo para excluir o aluno das aulas de Educação Física. Eles podem participar jogando com as mãos e você pode adaptar algumas modalidades para que todos joguem nas mesmas condições.
Deficiência Visual: em parceria com o AEE, ofereça registros escritos em braile ao aluno cego. Deixe que ele grave as aulas e, se tiver uma máquina braile, respeite o tempo de escrita desta criança (que pode ser maior que o dos colegas). Providencie, ainda, estímulos táteis, auditivos e olfativos, para que a criança consiga perceber texturas, formas e aromas.
Deficiência Auditiva: ter um intérprete de Libras na escola é um direito. Mas, se a sua escola ainda não contar com a ajuda deste profissional, não desista. Abuse dos estímulos visuais e táteis, ofereça bons registros escritos e em imagens e ajude o seu aluno no dia a dia. Proponha que ele sente nas carteiras da frente e procure falar olhando para o aluno, caso ele seja capaz de fazer a leitura orofacial.
3º Avaliar
Determine metas, intervenções e objetivos de aprendizagem específicos para os alunos que apresentam algum tipo de deficiência. Consequentemente, a avaliação desses estudantes vai refletir as adaptações que você fez para ensinar, já que a avaliação é sempre pautada no que já foi dado em sala de aula.
É fundamental considerar que, se a classe inteira está fazendo uma prova, esse aluno também deverá ser submetido à situação de avaliação que, obviamente, deverá ser construída a partir do que foi trabalhado com ele. Conte com vários instrumentos de avaliação e selecione aqueles que proporcionem maior número e qualidade de informações acerca do desempenho. É sempre bom lembrar que os alunos com deficiência precisam passar pelos momentos avaliação ao mesmo tempo que os colegas. Podemos dizer que este é um princípio importantíssimo para seu processo de inclusão efetivo.
Ainda que a classe esteja trabalhando na área de Matemática com as frações, por exemplo, e ele com os cálculos simples, o aluno deve ser submetido à prova que aborda estes cálculos, deve ser orientado para estudar, e sua prova deve ser montada como as outras. Detalhes como cabeçalho idêntico ao da prova regular, sistema de avaliação (notas ou conceitos) e correção/devolução no mesmo dia e na mesma hora do grupo, são importantíssimos.
A observação do aluno em momentos de aprendizagem ou de atuação coletiva é mais um instrumento bastante valioso e oferece a possibilidade de avaliar outros tópicos, que não os avaliados em uma prova, ou outra situação formal de aprendizagem. Assim, todos os instrumentos são importantes, mas nenhum deles substitui outro.
Não se esqueça de fazer bons registros de todas as atividades realizadas com a turma e de guardar as produções dos alunos. Isso vai ajudá-lo a traçar um panorama de aprendizagem e focar, no planejamento, os pontos em que o aluno ainda precisa avançar. Você também deve criar relatórios periódicos com as análises quantitativa e qualitativa do desempenho dos alunos e utilizar esses dados no momento de replanejar as aulas ou de repensar algumas atividades.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/guia-de-flexibilizacao/passo-a-passo-da-adaptacao.shtml em 13/06/2013
terça-feira, 19 de junho de 2012
Filmes e Leituras (Links)

Filmes sobre Educação Especial
(Postagem desde 2010 com atualização em 2012).
Após
realizar várias pesquisas e leituras, relaciono abaixo, alguns filmes que podem
auxiliar no trabalho pedagógico, alguns estão com link para o site youtube,
alguns são apenas trailer, outros - filmes completos.
AMARGO
REGRESSO (DEFICIENCIA FISICA)
Um
retrato realista dos efeitos da guerra do Vietnã nas famílias dos soldados
americanos. Enquanto seu marido luta no Vietnã, mulher se apaixona por um
soldado paraplégico, amargurado pelas memórias traumáticas da guerra.
A
MÚSICA E O SILÊNCIO (DEF. AUDITIVA)
Desde
a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos,
ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande
talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar
uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.
À PRIMEIRA VISTA (DEF.
VISUAL)
Traz
através de seus personagens valiosas lições sobre a aprendizagem.
O personagem convivia com a deficiência visual desde a infância e percebia o mundo através das sensações, seus outros sentidos eram apurados e ele desenvolveu várias habilidades que supriam a falta da visão.
O personagem convivia com a deficiência visual desde a infância e percebia o mundo através das sensações, seus outros sentidos eram apurados e ele desenvolveu várias habilidades que supriam a falta da visão.
-
(Ice Castles) Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que
transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que
a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.
COMO ESTRELAS NA TERRA -
TODA CRIANÇA É ESPECIAL ( DISLEXIA) COMPLETO
Como
Estrelas na Terra é um filme indiano. Como estrelas na terra relata,
essencialmente, a história de vida de uma criança com dislexia. Retrata,
de forma bastante clara e e lucidativa, as emoções do disléxico e
as reações
familiares, assim como as consequências familiares
e sociais.
DE PORTA EM PORTA (DEF.
FÍSICA)
História
real de Bill Porter, vendedor com deficiência que superou suas limitações e
preconceitos.
ENIGMA
DAS CARTAS (AUTISMO)
Esse drama narra a história de uma garotinha de 6
anos de idade que, ao perceber que havia perdido seu pai, fecha-se para o
mundo, deixando de se comunicar com as pessoas, inclusive com sua própria
mãe. Narra, ainda, o desesperado esforço que esta faz para ter sua filha
de volta.
FELIZ ANO VELHO (DEF.
FÍSICA)
Vencedor
de seis prêmios no Festival de Gramado, inclusive o de melhor roteiro, narra
história de um universitário que mesmo sendo mergulhador fica tetraplégico após
um mergulho em um lago raso. Na cadeira de rodas, recorda a sua adolescência.
FORREST GUMP
O CONTADOR DE HISTÓRIAS - (DEFICIÊNCIA MENTAL)
O
Contador de Histórias Oscar de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e
efeitos especiais. O filme mostra como um rapaz com QI abaixo da média,
consegue, por acaso, viver um período da história dos EUA. No filme há
participação de um amputado das pernas.
JANELA DA ALMA (DEF.
VISUAL)
Um
documentário sobre a deficiência visual, no qual 19 pessoas com diferentes
graus - da miopia à cegueira total, falam como vêem os outros e como percebem e
sentem o mundo. Personalidades como Marieta Severo (atriz), Hermeto Pascoal
(músico), Arnaldo Godoy (vereador), Evgen Bvacar (fotógrafo e professor de
estética da Surbone), José Saramago (prêmio Nobel), Wim Wenders (cineasta),
Oliver Sachs (neurologista), e muitos outras fazem surpreendentes e inesperadas
revelações sobre a visão. Premiações.
JOHNNY VAI À GUERRA (DEF.
MÚLTIPLA)
Ganhou
o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Um jovem volta da primeira guerra
mundial, drasticamente mutilado, sem as pernas, braços e, ainda, sem um pedaço
da face, fica num leito de hospital. A chocante mensagem anti-bélica foi
censurada em diversos países.
Max
escreve uma carta a Mary depois de anos sem mandar notícias devido ao seu
problema de saúde, que logo saberia que é Síndrome de Asperger. O personagem
faz comentários oportunos sobre suas dificuldades em relação a esse autismo
'leve'.
MEU FILHO MEU MUNDO
(AUTISMO)
Quando
nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. com o passar dos meses, seus pais
começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar
ausente. um dia vem a confirmação do que suspeitavam... raun era autista.
decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre
do amor poderia salvá-lo
MEU NOME É RÁDIO ( DEF.
MENTAL)
Uma
grande fonte de informações para quem quer entender quais são os dramas de uma
pessoa com deficiência intelectual, ao se expor numa sociedade que demonstra
despreparada para recebê-la.
MEU PÉ ESQUERDO (DEF.
FÍSICA)
Oscar
de melhor ator e atriz coadjuvante. Esta é a história real do escritor e pintor
irlandês Christy Brown, seqüelado de paralisia cerebral, desde bebê, que
conseguiu pintar e escrever usando para isto, apenas o seu pé esquerdo.
NASCIDO EM 4
DE JULHO (DEFICIÊNCIA FÍSICA)
(Born
On The Fourth Of July) Soldado americano que defendia ideais de seu país, é
ferido no Vietnã e fica paraplégico. No hospital, começa a questionar a posição
americana na guerra e se decepciona. Torna-se um ativista político e é
considerado traidor. Baseado em história real. Oscars para direção e montagem.
O GAROTO SELVAGEM (DEF.
MENTAL)
Cantão
de São Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que
possui 11 ou 12 anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron (Jean-Pierre
Cargol), sendo que se alimenta de grãos e raízes, não anda como um bípede nem
fala, lê ou escreve. O professor Jean Itard (François Truffaut) se interessa
pelo menino, que é levado a Paris para determinar seu grau de inteligência e
ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da
educação, por não conviver com ninguém da espécie.
O OITAVO DIA
(SINDROME DE DOWN)
Prêmio
de melhores atores em Cannes. Ao vagar sem rumo pelas estradas da França, um
empresário estressado, por pouco atropela um jovem com da Síndrome de Down. O
empresário leva-o no seu carro e a partir daí nasce uma profunda amizade entre
os dois.
ÓLEO
DE LORENZO (DEF. FÍSICA)
O
filme é baseado em fatos reais. Conta a história de Lorenzo e da luta dos seus
pais para salvá-lo de uma rara doença, recusando o prognóstico médico de uma
doença incurável, com perspectiva de vida de dois anos.
RAIN MAN
( AUTISMO)
Rapaz
viaja a asilo a fim de aproximar-se do irmão autista e herdar toda a fortuna
paterna sozinho. Em sua viagem de volta, os dois redescobrem os antigos
sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos.
É possível encontrar uma
relação bem completa de filmes, uma colaboração de Andreia Maria Micai
Gatti no site www.pessoacomdeficiência.com
domingo, 1 de abril de 2012
Dia do Autismo
02 de ABRIL dia de ascender a luz azul e ultrapassar mais uma barreira.
Mucura é um personagem autista, com ele as crianças poderão aprender um pouco sobre o autismo e assim aprenderão a conviver melhor com o coleguinha de sala que é autista.
O material foi retirado do site da tribo do Guaraná e editado em Power Point pelas amigas do blog professoressolidarios http://professoressolidarios.blogspot.com.br/2011/04/mucura-sou-autista-sim-e-dai.html .
Salvei em formato jpg e disponibilizo aqui.
Salvei em formato jpg e disponibilizo aqui.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Ficha Individual De Encaminhamento Do Aluno Para Sala De Recursos
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE TERRA NOVA DO NORTE
ESCOLA ESTADUAL NORBERTO SCHWANTES
FICHA INDIVIDUAL DE ENCAMINHAMENTO DO ALUNO
PARA SALA DE RECURSOS
I – DADOS PESSOAIS DO (A) ALUNO (A):
Nome do (a) Aluno(a) _________________________________________________________
Data de Nascimento _______/________________/_________ Idade _____________
Naturalidade ________________________________________________________________
Endereço ___________________________________________________________________
Telefone ___________________________________________________________________
Nome dos Pais ______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Com quem mora _____________________________________________________________
Ano Letivo: 2011 Fase:( ) Ciclo: ( ) Turma:______
Turno: Matutino ( ) ( )Vespertino ( )
Professora Sala Regular _______________________________________________________
Professora da Sala de Recurso: __________________________________________________
Esta ficha tem como objetivo colher dados preliminares sobre o aluno, que justifique seu encaminhamento a Sala de Recursos.Para que se possa fazer um bom estudo do aluno que você está encaminhando, é importante algumas informações, que só você,professor, que o acompanha no dia a dia escolar, pode fornecer.As questões que se seguem dizem respeito às áreas do desenvolvimento infantil a serem trabalhadas, com vistas ao progresso global dos alunos, na certeza de que:
1. A natureza das disfunções na aprendizagem deve ser considerada como conseqüência de inúmeros fatores, e não como a causa primeira do fracasso escolar.
2. A modificação do quadro de insucessos pode ocorrer em qualquer idade, e não apenas em crianças pequenas.
3. As estratégias de intervenção devem ser adequadas aos interesses e necessidades das crianças, evitando-se estímulos tão elementares que possam provocar desinteresse pelo aprender, reforçando-lhe, ao mesmo tempo auto-conceitos negativos.
4. As dificuldades na aprendizagem podem ser superadas quando os alunos são devidamente estimulados e aceitos.
II - MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO
a) ( ) Baixo Rendimento Escolar
b) ( ) Problemas de Comportamento
c) ( ) Problemas Emocionais
d) ( ) Suspeita de Superdotação
e) ( ) Dificuldades Auditivas
f) ( ) Dificuldades Visuais
g) ( ) Dificuldades Motoras
h) ( ) Dificuldades de Linguagem
i) ( )Outra (s) _____________________________________________________________
A - Baixo rendimento escolar
1.0 - Quanto a psicomotricidade:
A Psicomotricidade é a integração das funções motrizes e mentais. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento intelectual da criança, levando em conta as suas possibilidades bem como ajudar sua afetividade e se expandir e se equilibrar.
A Educação Psicomotora é indispensável a toda criança, seja ela dita normal ou com problemas de aprendizagem. O desenvolvimento psicomotor abrange (6) itens didaticamente distintos:
1.1 - Esquema corporal, por meio do qual a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de expressar–se por seu intermédio.
-O aluno:
( ) identifica partes do corpo
( ) identifica partes do corpo do outro
( ) diz a função das partes do corpo
1.2 - lateralidade traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo.
- Ao escrever, recortar ou segurar qualquer objeto o aluno utiliza:
( ) mão direita ( ) mão esquerda
- Ao chutar, utiliza:
( ) pé direito ( ) pé esquerdo
- Ao escrever, o aluno, começa:
( ) pelo lado esquerdo ( ) pelo lado direito
( ) no meio ( ) no final
1.3 - Estruturação espacial, tomada de consciência, pela criança, da situação de seu próprio corpo no meio ambiente, ou seja, do lugar que ocupa e da orientação que pode ter em relação às pessoas e às coisas que a cercam.
- O aluno tem dificuldade distinguir:
( ) à frente/atrás ( ) perto/longe/ao lado
( ) para dentro/para fora ( ) último/primeiro
( ) acima/abaixo
1.4 - Orientação temporal, capacidade da criança se situar em função da sucessão, da duração e da periodicidade dos acontecimentos, bem como do caráter irreversível do tempo.
- O aluno tem dificuldade em distinguir:
( ) antes/depois ( ) hoje/ontem ( ) rápido/lento
( ) cedo/tarde ( ) dia/noite ( ) agora
1.5 - Tônus, postura e equilíbrio, constituem a capacidade da criança conquistar atitudes habituais cômodas e sustentáveis de serem mantidas com um mínimo de fadiga, sem desequilíbrio ou vícios de postura.
- O aluno
( ) anda mal em linha reta
( ) tem defeito de postura (cabeça baixa, ombros para frente, corcunda, etc.)
( ) deixa cair objetos que segura
( ) tem dificuldade para apanhar pequenos objetos usando polegar e o indicador
( ) apresenta constantes movimentos involuntários (tiques e cacoetes)
( ) apresenta desleixo ao sentar e/ou ao andar
( ) o traçado da letra é excessivamente forte
( ) escreve fora da linha
( ) ao recortar sai do contorno do desenho
( ) o traçado da letra é excessivamente fraco
1.6 - Pré-escrita, psicomotricidade fina ou coordenação dinâmica manual, constituiu a capacidade de coordenação óculo-manual necessária para a aprendizagem das letras e dos números, para o domínio dos gestos, dos movimentos delicados com as mãos e com os dedos, associando-os, primeiramente, com a motricidade ocular.
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) usar tesoura ( ) cobrir pontilhados
( ) dar laços ( ) enfiar
( ) empilhar objetos ( ) encaixar objetos
( ) copiar do quadro ( ) pintar
( ) desenhar ( ) recortar
• Coloque as intervenções feitas em sala de aula com relação aos itens anteriormente destacados:
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2.0 – QUANTO A COGNIÇÃO:
Entende-se por cognição o ato ou ação de conhecer ou de adquirir conhecimentos. Em todas as correntes que tentam explicar como a criança aprende e pensa, há um denominador comum: a aceitação de que se trata de fenômenos complexos, porque envolvem aspectos culturais e biopsicológicos. O desenvolvimento da área cognitiva pressupõe a estimulação da percepção, memória, atenção, raciocínio, conceituação, linguagem.
2.1- Percepção e discriminação, ato ou efeito de conhecer os objetos em suas qualidades ou relações. O fenômeno perceptivo implica em integração de estímulos e atribuição de significados aos mesmos, em interpretações pessoais acerca dos diferentes objetos.
2.12- Percepção visual
- O aluno tem dificuldade em discriminar:
( ) cores ( ) tamanhos ( ) quantidades
( ) formas ( ) direções ( ) semelhanças e diferenças
( ) tamanhos (grande, pequeno, maior, menor)
2.3 – Percepção Auditiva:
O aluno apresenta dificuldade em:
( ) distinguir sons vocais e não vocais ( ) reproduzir sons
( ) localizar a fonte sonora _________________________________________
2.4 - Percepção gustativa
- O aluno consegue reconhecer sabores doces, amargos, azedos, salgados?
( ) sim ( ) não ________________________________
2.5 - Percepção olfativa
O aluno consegue discriminar odores?
( ) sim ( ) não ________________________________
2.6 - Percepção tátil
- O aluno consegue através de o tato distinguir:
(Coloque S para Sim e N para Não)
( ) objetos ( ) formas ( ) tamanhos ( ) posição
( ) quantidades ( ) temperaturas ( ) texturas
3.0 - Memória é a capacidade de registrar, fixar e recortar estímulos visuais, auditivos e táteis, sejam estáticos ou cinéticos.
3.1 - Memória visual
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) compreender os estímulos visuais
( ) reter e evocar nomes de lugares, pessoas, objetos, figuras, frases, números
( ) reproduzir situações ocorridas (em filmes, TV, situações reais)
( ) reproduzir desenhos
3.2 - Memória auditiva
- O aluno é capaz de reter e evocar sons:
(S para Sim N para Não)
( ) onomatopaicos ( ) ordens verbais ( ) letras de música
( ) notícias ( ) histórias ( ) trecho lido
( ) frases
3.3 - Memória visomotora
- O aluno é capaz de: (S para Sim N para Não)
( ) reproduzir desenhos ou dobraduras, segundo modelos anteriormente vistos
( ) reproduzir movimentos com o corpo, após demonstração (dança, exercícios corporais)
( ) imitar situações da vida diária (ir às compras, à escola, à festas, à escola)
4.0 - A atenção constitui-se no modo como a mente seleciona e fixa determinados estímulos por um período de tempo variável, segundo a motivação, fadiga do sujeito.
- O aluno: (S para Sim N para Não)
( ) controla a atenção
( ) é dispersivo
( ) é desatento, olhar distante
5.0 - Raciocínio, processo subjetivo, não visível, manifesta-se oralmente ou por escrito, evidenciando o modo como o pensamento se organiza; são formas de pensar graças às quais se procuram resolver problemas: coletando dados, levantando hipóteses, selecionando a melhor e testando-a.
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) resolver problemas simples
( ) resolver problemas complexos
( ) explicar uma situação
( ) realizar tarefas definidas
( ) tirar conclusões lógicas de determinadas situações
( ) fazer críticas
6.0 - Conceituação é a capacidade de organizar ou classificar objetos através da abstração de suas características gerais, o que permite a representação dos mesmos, pelo pensamento. Conceituar significa, classificar objetos segundo critérios como: sua natureza (animais, flores,... ), o material de que são feitos (madeira, vidro...), sua utilidade (mobiliário, vestuário,...) ou outras propriedades, isoladas ou combinadas.
- O aluno apresenta dificuldades em classificar os objetos quanto:
( ) cor ( ) forma ( ) natureza ( ) tamanho
( ) posição ( ) quantidade ( ) utilidade
( ) tipo de material que o constitui
7.0 - Linguagem é todo o sistema de signos que serva como o meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos. Na aprendizagem da linguagem, devem ser considerados os níveis de maturação, as experiências anteriores, a motivação, as diferenças individuais e a socialização das crianças.
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Fala:
( ) omite fonemas
( ) fala de forma incompreensível
( ) apresenta gagueira
( ) apresenta vocabulário aquém de sua idade
( ) fala muito rapidamente (sem clareza)
___________________________________________________________________________
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Leitura:
( ) identificar as vogais ( ) unir vogais
( ) troca letras ( ) ler palavras simples
( ) fazer leitura interpretativa ( ) respeitar pontuação
( ) inventar palavras ( ) saltar linha
( ) omitir fonemas ( ) trocar fonemas
( ) inverter fonemas ( )aproximar o rosto do texto
( ) lê soletrando palavras, frases ou textos
( ) mexe os lábios ao fazer leitura silenciosa
( ) não lê
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Escrita:
( ) escrever sobre a linha
( ) omite letras ou palavras
( ) acrescenta letras
( ) substitui letras visualmente semelhantes (ex: u/v, e/l )
( ) troca letras auditivamente semelhantes ( ex: pato/bato)
( ) identifica letras de orientação simétrica: p/d, n/u
( ) tremor no traçado
( ) direção do traçado
( ) escrita ilegível
( ) inconstância no tamanho da letra
( ) grafia ilegível
( ) muita força muscular ao escrever
( ) pouca força muscular ao escrever
( ) dificuldade motora ao escrever
( ) identificar vogais
( ) unir vogais
( ) copiar palavras ou textos do quadro ou de livros
( )outros _________________________________________________________________
B - PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
- O aluno apresenta problemas de comportamentos relativos a:
a) Indisciplina
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) às vezes
Em que situações?
( ) quando a tarefa é difícil
( ) quando a tarefa é oral
( ) quando vem aborrecido de casa
( ) quando alguém o agride
( ) quando agride alguém
( ) outros ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Com freqüência
( ) sim ( ) Não
Em caso positivo a que você atribui a sua freqüência?________________________________
___________________________________________________________________________
c) Conduta inadequada
( ) agressividade
( ) mentira
( ) furto
( ) exibicionismo
( ) apatia
( ) inquietação
( ) egoísmo
( ) excessiva preocupação com a sexualidade
( ) hiperativo
( ) rói unhas
( ) é birrenta
( ) chupa o dedo
( ) é retraída, sonhadora
( ) apresenta tiques, quais? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
( ) outros?_________________________________________________________________
C. PROBLEMAS EMOCIONAIS
- O aluno apresenta comportamento que podem ser caracterizados como problemas emocionais, como:
( ) carência afetiva
( ) choro fácil
( ) riso imotivado freqüente
( ) fala excessivamente sobre suas dificuldades
( ) insegurança
( ) timidez excessiva
( ) isolamento
( ) outro. Quais: ___________________________________________________
D. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Altas habilidades/Superdotação, referem-se aos comportamentos observados e/ou relatos que confirmam a expressão de “traços consistentemente superiores” em relação a uma média (por exemplo: idade, produção, ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer.
- O aluno vem se destacando em um ou mais dos seguintes aspectos:
( ) Intelectual - apresenta flexibilidade; de independência de fluência de pensamento; rapidez e facilidade de aprendizagem; capacidade de pensamento abstrato para analisar; associar; avaliar; maturidade de julgamento; elevada compreensão e memória; capacidade para resolver problemas; poder excepcional de observação; fluência verbal.
( ) Acadêmico – capacidade de atenção; memória; interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas; velocidade e precisão percentuais; habilidade para avaliar; sintetizar e organizar o conhecimento; destaca-se pelas habilidades especiais em Matemática; Informática; Línguas e outras áreas; dispõe de grande quantidade de informação na área que lhe é peculiar; desempenho excepcional na Escola.
( ) Criativo – capacidade de encontrar soluções diferentes e inovadoras; facilidade de auto- expressão; fluência; originalidade e flexibilidade; mais fantasia; interesse precoce por atividades intelectuais; curiosidade; desejo de melhorar as ordens e os sistemas geralmente aceitos; originalidade; estabelece com rapidez relações de causa e efeito.
( ) Psicomotricinestésico – que se destaca por sua habilidade e interesse por atividades físicas e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motora;
( ) Tratamento especial – para uma ou mais das seguintes áreas: Artes plástica; Comunicação; Relacionamento Humano; Música; etc...
E. DIFICULDADES AUDITIVAS
- O aluno apresenta dificuldades em:
( 1 ) perceber sons
( 2 ) reconhecer sons
( 3 ) discriminar sons
( ) ( ) ( ) ambientais
( ) ( ) ( ) instrumentais
( ) ( ) ( ) articulados (voz humana)
( ) O aluno está sempre a exigir que o professor repita o que disse
( ) Apresenta dor ou supuração de ouvido
( ) Não atende quando solicitado
( ) Não reage a sons pouco intensos, fora do seu campo visual
F. DIFICULDADES VISUAIS
- O aluno apresenta:
( ) irritação crônica nos olhos (olhos lacrimejantes, pálpebras avermelhadas, inchadas ou remelosas)
( ) náuseas, dupla visão ou névoas durante ou após a leitura
( ) tentativas de afastar com as mãos os impedimentos visuais
( ) pestaneja, pestanejamento constante, principalmente durante a leitura
( ) hábito de esfregar os olhos, franzir ou contrair o rosto ao olhar objetos distantes
( ) inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivos de um prolongado e atento trabalho visual.
( ) inclinação de cabeça para um lado durante a leitura
( ) cautela excessiva no andar, correr raramente e tropeçar sem razão aparente
( ) desatenção anormal durante trabalhos no quadro-de-giz, mapas de paredes, etc.
( ) capacidade de leitura por apenas um período curto
( ) hábito de, durante a leitura, segurar o livro muito perto, muito distante, em outra posição incomum, ou ainda, fechar ou tampar um olho.
III. RELACIONAMENTO DO PROFESSOR COM O ALUNO:
- Descreva o relacionamento do seu aluno com você e demais pessoas da escola
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Descreva alguns pontos positivos de seu aluno
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Outras observações que deseja abordar sobre o seu aluno
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinaturas
Professor da Sala Regular:
Professor da Sala de Recurso:
Coordenação Pedagógica:
Direção:
Data: _______/_______/________
Esta ficha deve ser adaptada a cada ano, visando sempre um melhor aproveitamento.
Aos colegas que copiarem este material, favor dar as devidas referências.
Deixem seu comentário.
ABRAÇOS PEDAGÓGICOS
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE TERRA NOVA DO NORTE
ESCOLA ESTADUAL NORBERTO SCHWANTES
FICHA INDIVIDUAL DE ENCAMINHAMENTO DO ALUNO
PARA SALA DE RECURSOS
I – DADOS PESSOAIS DO (A) ALUNO (A):
Nome do (a) Aluno(a) _________________________________________________________
Data de Nascimento _______/________________/_________ Idade _____________
Naturalidade ________________________________________________________________
Endereço ___________________________________________________________________
Telefone ___________________________________________________________________
Nome dos Pais ______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Com quem mora _____________________________________________________________
Ano Letivo: 2011 Fase:( ) Ciclo: ( ) Turma:______
Turno: Matutino ( ) ( )Vespertino ( )
Professora Sala Regular _______________________________________________________
Professora da Sala de Recurso: __________________________________________________
Esta ficha tem como objetivo colher dados preliminares sobre o aluno, que justifique seu encaminhamento a Sala de Recursos.Para que se possa fazer um bom estudo do aluno que você está encaminhando, é importante algumas informações, que só você,professor, que o acompanha no dia a dia escolar, pode fornecer.As questões que se seguem dizem respeito às áreas do desenvolvimento infantil a serem trabalhadas, com vistas ao progresso global dos alunos, na certeza de que:
1. A natureza das disfunções na aprendizagem deve ser considerada como conseqüência de inúmeros fatores, e não como a causa primeira do fracasso escolar.
2. A modificação do quadro de insucessos pode ocorrer em qualquer idade, e não apenas em crianças pequenas.
3. As estratégias de intervenção devem ser adequadas aos interesses e necessidades das crianças, evitando-se estímulos tão elementares que possam provocar desinteresse pelo aprender, reforçando-lhe, ao mesmo tempo auto-conceitos negativos.
4. As dificuldades na aprendizagem podem ser superadas quando os alunos são devidamente estimulados e aceitos.
II - MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO
a) ( ) Baixo Rendimento Escolar
b) ( ) Problemas de Comportamento
c) ( ) Problemas Emocionais
d) ( ) Suspeita de Superdotação
e) ( ) Dificuldades Auditivas
f) ( ) Dificuldades Visuais
g) ( ) Dificuldades Motoras
h) ( ) Dificuldades de Linguagem
i) ( )Outra (s) _____________________________________________________________
A - Baixo rendimento escolar
1.0 - Quanto a psicomotricidade:
A Psicomotricidade é a integração das funções motrizes e mentais. Responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento intelectual da criança, levando em conta as suas possibilidades bem como ajudar sua afetividade e se expandir e se equilibrar.
A Educação Psicomotora é indispensável a toda criança, seja ela dita normal ou com problemas de aprendizagem. O desenvolvimento psicomotor abrange (6) itens didaticamente distintos:
1.1 - Esquema corporal, por meio do qual a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de expressar–se por seu intermédio.
-O aluno:
( ) identifica partes do corpo
( ) identifica partes do corpo do outro
( ) diz a função das partes do corpo
1.2 - lateralidade traduz-se pelo estabelecimento da dominância lateral da mão, olho e pé, do mesmo lado do corpo.
- Ao escrever, recortar ou segurar qualquer objeto o aluno utiliza:
( ) mão direita ( ) mão esquerda
- Ao chutar, utiliza:
( ) pé direito ( ) pé esquerdo
- Ao escrever, o aluno, começa:
( ) pelo lado esquerdo ( ) pelo lado direito
( ) no meio ( ) no final
1.3 - Estruturação espacial, tomada de consciência, pela criança, da situação de seu próprio corpo no meio ambiente, ou seja, do lugar que ocupa e da orientação que pode ter em relação às pessoas e às coisas que a cercam.
- O aluno tem dificuldade distinguir:
( ) à frente/atrás ( ) perto/longe/ao lado
( ) para dentro/para fora ( ) último/primeiro
( ) acima/abaixo
1.4 - Orientação temporal, capacidade da criança se situar em função da sucessão, da duração e da periodicidade dos acontecimentos, bem como do caráter irreversível do tempo.
- O aluno tem dificuldade em distinguir:
( ) antes/depois ( ) hoje/ontem ( ) rápido/lento
( ) cedo/tarde ( ) dia/noite ( ) agora
1.5 - Tônus, postura e equilíbrio, constituem a capacidade da criança conquistar atitudes habituais cômodas e sustentáveis de serem mantidas com um mínimo de fadiga, sem desequilíbrio ou vícios de postura.
- O aluno
( ) anda mal em linha reta
( ) tem defeito de postura (cabeça baixa, ombros para frente, corcunda, etc.)
( ) deixa cair objetos que segura
( ) tem dificuldade para apanhar pequenos objetos usando polegar e o indicador
( ) apresenta constantes movimentos involuntários (tiques e cacoetes)
( ) apresenta desleixo ao sentar e/ou ao andar
( ) o traçado da letra é excessivamente forte
( ) escreve fora da linha
( ) ao recortar sai do contorno do desenho
( ) o traçado da letra é excessivamente fraco
1.6 - Pré-escrita, psicomotricidade fina ou coordenação dinâmica manual, constituiu a capacidade de coordenação óculo-manual necessária para a aprendizagem das letras e dos números, para o domínio dos gestos, dos movimentos delicados com as mãos e com os dedos, associando-os, primeiramente, com a motricidade ocular.
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) usar tesoura ( ) cobrir pontilhados
( ) dar laços ( ) enfiar
( ) empilhar objetos ( ) encaixar objetos
( ) copiar do quadro ( ) pintar
( ) desenhar ( ) recortar
• Coloque as intervenções feitas em sala de aula com relação aos itens anteriormente destacados:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.0 – QUANTO A COGNIÇÃO:
Entende-se por cognição o ato ou ação de conhecer ou de adquirir conhecimentos. Em todas as correntes que tentam explicar como a criança aprende e pensa, há um denominador comum: a aceitação de que se trata de fenômenos complexos, porque envolvem aspectos culturais e biopsicológicos. O desenvolvimento da área cognitiva pressupõe a estimulação da percepção, memória, atenção, raciocínio, conceituação, linguagem.
2.1- Percepção e discriminação, ato ou efeito de conhecer os objetos em suas qualidades ou relações. O fenômeno perceptivo implica em integração de estímulos e atribuição de significados aos mesmos, em interpretações pessoais acerca dos diferentes objetos.
2.12- Percepção visual
- O aluno tem dificuldade em discriminar:
( ) cores ( ) tamanhos ( ) quantidades
( ) formas ( ) direções ( ) semelhanças e diferenças
( ) tamanhos (grande, pequeno, maior, menor)
2.3 – Percepção Auditiva:
O aluno apresenta dificuldade em:
( ) distinguir sons vocais e não vocais ( ) reproduzir sons
( ) localizar a fonte sonora _________________________________________
2.4 - Percepção gustativa
- O aluno consegue reconhecer sabores doces, amargos, azedos, salgados?
( ) sim ( ) não ________________________________
2.5 - Percepção olfativa
O aluno consegue discriminar odores?
( ) sim ( ) não ________________________________
2.6 - Percepção tátil
- O aluno consegue através de o tato distinguir:
(Coloque S para Sim e N para Não)
( ) objetos ( ) formas ( ) tamanhos ( ) posição
( ) quantidades ( ) temperaturas ( ) texturas
3.0 - Memória é a capacidade de registrar, fixar e recortar estímulos visuais, auditivos e táteis, sejam estáticos ou cinéticos.
3.1 - Memória visual
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) compreender os estímulos visuais
( ) reter e evocar nomes de lugares, pessoas, objetos, figuras, frases, números
( ) reproduzir situações ocorridas (em filmes, TV, situações reais)
( ) reproduzir desenhos
3.2 - Memória auditiva
- O aluno é capaz de reter e evocar sons:
(S para Sim N para Não)
( ) onomatopaicos ( ) ordens verbais ( ) letras de música
( ) notícias ( ) histórias ( ) trecho lido
( ) frases
3.3 - Memória visomotora
- O aluno é capaz de: (S para Sim N para Não)
( ) reproduzir desenhos ou dobraduras, segundo modelos anteriormente vistos
( ) reproduzir movimentos com o corpo, após demonstração (dança, exercícios corporais)
( ) imitar situações da vida diária (ir às compras, à escola, à festas, à escola)
4.0 - A atenção constitui-se no modo como a mente seleciona e fixa determinados estímulos por um período de tempo variável, segundo a motivação, fadiga do sujeito.
- O aluno: (S para Sim N para Não)
( ) controla a atenção
( ) é dispersivo
( ) é desatento, olhar distante
5.0 - Raciocínio, processo subjetivo, não visível, manifesta-se oralmente ou por escrito, evidenciando o modo como o pensamento se organiza; são formas de pensar graças às quais se procuram resolver problemas: coletando dados, levantando hipóteses, selecionando a melhor e testando-a.
- O aluno apresenta dificuldade em:
( ) resolver problemas simples
( ) resolver problemas complexos
( ) explicar uma situação
( ) realizar tarefas definidas
( ) tirar conclusões lógicas de determinadas situações
( ) fazer críticas
6.0 - Conceituação é a capacidade de organizar ou classificar objetos através da abstração de suas características gerais, o que permite a representação dos mesmos, pelo pensamento. Conceituar significa, classificar objetos segundo critérios como: sua natureza (animais, flores,... ), o material de que são feitos (madeira, vidro...), sua utilidade (mobiliário, vestuário,...) ou outras propriedades, isoladas ou combinadas.
- O aluno apresenta dificuldades em classificar os objetos quanto:
( ) cor ( ) forma ( ) natureza ( ) tamanho
( ) posição ( ) quantidade ( ) utilidade
( ) tipo de material que o constitui
7.0 - Linguagem é todo o sistema de signos que serva como o meio de comunicação entre indivíduos e que pode ser percebido pelos órgãos dos sentidos. Na aprendizagem da linguagem, devem ser considerados os níveis de maturação, as experiências anteriores, a motivação, as diferenças individuais e a socialização das crianças.
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Fala:
( ) omite fonemas
( ) fala de forma incompreensível
( ) apresenta gagueira
( ) apresenta vocabulário aquém de sua idade
( ) fala muito rapidamente (sem clareza)
___________________________________________________________________________
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Leitura:
( ) identificar as vogais ( ) unir vogais
( ) troca letras ( ) ler palavras simples
( ) fazer leitura interpretativa ( ) respeitar pontuação
( ) inventar palavras ( ) saltar linha
( ) omitir fonemas ( ) trocar fonemas
( ) inverter fonemas ( )aproximar o rosto do texto
( ) lê soletrando palavras, frases ou textos
( ) mexe os lábios ao fazer leitura silenciosa
( ) não lê
- Dificuldades apresentadas pelo aluno quanto a Escrita:
( ) escrever sobre a linha
( ) omite letras ou palavras
( ) acrescenta letras
( ) substitui letras visualmente semelhantes (ex: u/v, e/l )
( ) troca letras auditivamente semelhantes ( ex: pato/bato)
( ) identifica letras de orientação simétrica: p/d, n/u
( ) tremor no traçado
( ) direção do traçado
( ) escrita ilegível
( ) inconstância no tamanho da letra
( ) grafia ilegível
( ) muita força muscular ao escrever
( ) pouca força muscular ao escrever
( ) dificuldade motora ao escrever
( ) identificar vogais
( ) unir vogais
( ) copiar palavras ou textos do quadro ou de livros
( )outros _________________________________________________________________
B - PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
- O aluno apresenta problemas de comportamentos relativos a:
a) Indisciplina
( ) sempre ( ) quase sempre ( ) às vezes
Em que situações?
( ) quando a tarefa é difícil
( ) quando a tarefa é oral
( ) quando vem aborrecido de casa
( ) quando alguém o agride
( ) quando agride alguém
( ) outros ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Com freqüência
( ) sim ( ) Não
Em caso positivo a que você atribui a sua freqüência?________________________________
___________________________________________________________________________
c) Conduta inadequada
( ) agressividade
( ) mentira
( ) furto
( ) exibicionismo
( ) apatia
( ) inquietação
( ) egoísmo
( ) excessiva preocupação com a sexualidade
( ) hiperativo
( ) rói unhas
( ) é birrenta
( ) chupa o dedo
( ) é retraída, sonhadora
( ) apresenta tiques, quais? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
( ) outros?_________________________________________________________________
C. PROBLEMAS EMOCIONAIS
- O aluno apresenta comportamento que podem ser caracterizados como problemas emocionais, como:
( ) carência afetiva
( ) choro fácil
( ) riso imotivado freqüente
( ) fala excessivamente sobre suas dificuldades
( ) insegurança
( ) timidez excessiva
( ) isolamento
( ) outro. Quais: ___________________________________________________
D. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Altas habilidades/Superdotação, referem-se aos comportamentos observados e/ou relatos que confirmam a expressão de “traços consistentemente superiores” em relação a uma média (por exemplo: idade, produção, ou série escolar) em qualquer campo do saber ou do fazer.
- O aluno vem se destacando em um ou mais dos seguintes aspectos:
( ) Intelectual - apresenta flexibilidade; de independência de fluência de pensamento; rapidez e facilidade de aprendizagem; capacidade de pensamento abstrato para analisar; associar; avaliar; maturidade de julgamento; elevada compreensão e memória; capacidade para resolver problemas; poder excepcional de observação; fluência verbal.
( ) Acadêmico – capacidade de atenção; memória; interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas; velocidade e precisão percentuais; habilidade para avaliar; sintetizar e organizar o conhecimento; destaca-se pelas habilidades especiais em Matemática; Informática; Línguas e outras áreas; dispõe de grande quantidade de informação na área que lhe é peculiar; desempenho excepcional na Escola.
( ) Criativo – capacidade de encontrar soluções diferentes e inovadoras; facilidade de auto- expressão; fluência; originalidade e flexibilidade; mais fantasia; interesse precoce por atividades intelectuais; curiosidade; desejo de melhorar as ordens e os sistemas geralmente aceitos; originalidade; estabelece com rapidez relações de causa e efeito.
( ) Psicomotricinestésico – que se destaca por sua habilidade e interesse por atividades físicas e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motora;
( ) Tratamento especial – para uma ou mais das seguintes áreas: Artes plástica; Comunicação; Relacionamento Humano; Música; etc...
E. DIFICULDADES AUDITIVAS
- O aluno apresenta dificuldades em:
( 1 ) perceber sons
( 2 ) reconhecer sons
( 3 ) discriminar sons
( ) ( ) ( ) ambientais
( ) ( ) ( ) instrumentais
( ) ( ) ( ) articulados (voz humana)
( ) O aluno está sempre a exigir que o professor repita o que disse
( ) Apresenta dor ou supuração de ouvido
( ) Não atende quando solicitado
( ) Não reage a sons pouco intensos, fora do seu campo visual
F. DIFICULDADES VISUAIS
- O aluno apresenta:
( ) irritação crônica nos olhos (olhos lacrimejantes, pálpebras avermelhadas, inchadas ou remelosas)
( ) náuseas, dupla visão ou névoas durante ou após a leitura
( ) tentativas de afastar com as mãos os impedimentos visuais
( ) pestaneja, pestanejamento constante, principalmente durante a leitura
( ) hábito de esfregar os olhos, franzir ou contrair o rosto ao olhar objetos distantes
( ) inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivos de um prolongado e atento trabalho visual.
( ) inclinação de cabeça para um lado durante a leitura
( ) cautela excessiva no andar, correr raramente e tropeçar sem razão aparente
( ) desatenção anormal durante trabalhos no quadro-de-giz, mapas de paredes, etc.
( ) capacidade de leitura por apenas um período curto
( ) hábito de, durante a leitura, segurar o livro muito perto, muito distante, em outra posição incomum, ou ainda, fechar ou tampar um olho.
III. RELACIONAMENTO DO PROFESSOR COM O ALUNO:
- Descreva o relacionamento do seu aluno com você e demais pessoas da escola
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Descreva alguns pontos positivos de seu aluno
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Outras observações que deseja abordar sobre o seu aluno
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinaturas
Professor da Sala Regular:
Professor da Sala de Recurso:
Coordenação Pedagógica:
Direção:
Data: _______/_______/________
Esta ficha deve ser adaptada a cada ano, visando sempre um melhor aproveitamento.
Aos colegas que copiarem este material, favor dar as devidas referências.
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