quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Projeto Folclore Brasileiro








OBJETIVOS DO PROJETO:

Um dos objetivos deste projeto é estimular os alunos a refletirem criticamente sobre os elementos típicos do folclore brasileiro e a criarem novas hipóteses e conhecimentos, a partir da pesquisa sistemática em torno das questões por eles levantadas.
As construções sobre os conhecimentos pesquisados serão algumas delas registrados no Blog.



JUSTIFICATIVA:

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.


DESENVOLVIMENTO

Apresentação do Cd de cantigas folclóricas, levantando questões pertinentes ao assunto. Apresentação dos personagens do nosso folclore, com o uso de fantoches de palito.
O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.


OBJETIVOS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

• Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, histórias que nos levem a descobertas sobre o nosso folclore;
• Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
• Expressar-se;
• Pronúncia correta das palavras;
• Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
• Estimular que expressem suas vontades e descontentamentos através da linguagem oral;
• Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;


-MATEMÁTICA:

• Identificar as cores primárias e algumas secundárias;
• Seqüenciar fatos;
• Estabelecer relações de: cheio/vazio, em cima/em baixo, maior que/menor que, de um lado para o outro, em pé/sentado, aberto/fechado, alto/baixo, curto/comprido, perto/longe, pequeno/grande, leve/pesado;
• Comparar quantitativamente conjuntos;
• Nomear cores e formas;
• Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;


-NATUREZA E SOCIEDADE:

• Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
• Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
• Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
• Ampliar o conhecimento do mundo;
• Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o nosso folclore brasileiro.


-ARTES VISUAIS:

• Utilizar o dedo para realizar as colagens;
• Construir pequenos brinquedos com sucatas;
• Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
• Pequenas dramatizações com fantoches;
• Participar de mímicas das músicas;
• Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
• Estimular o cuidado com os materiais;
• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
• Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
• Interpretar músicas e canções diversas.
• Observar e identificar imagens diversas;


-MÚSICA:

• Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
• Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
• Escutar obras musicais variados;
• Produzir sons com instrumentos e o próprio corpo;


ATIVIDADES PREVISTAS:

• Conversas na rodinha;
• Levantar questionamentos;
• Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
• Solicitar pesquisa;
• Atividades, brincadeiras e jogos;
• Pinturas diversas;
• Amassar, rasgar e colar;
• Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
• Desenho livre;
• Confecção com sucata;
• Histórias contada;
• Serão trabalhadas as seguintes cantigas: Atirei o pau no gado, Ciranda Cirandinha, Se essa rua fosse minha, Carneirinho Carneirão, Peixe Vivo, Soldadinho, Samba lêlê, O cravo brigou com a rosa, Baratinha,...




DURAÇÃO: 2 semanas

AVALIAÇÃO: Será realizada por meio de observações do envolvimento da criança com o projeto.
Coordenação Pedagógica: Professoras: Alexandra e Isaura



4 comentários:

  1. Você poderia me encaminhar esse projeto na integra?
    Gostaria muito de trabalhar com ele.
    anacristinaftc@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM . ME AJUDOU MUITO NA ELABORAÇÃO DO PROJETO QUE PRECISAVA ELABORAR!

    ATT

    ResponderExcluir
  3. É muito bom.Eu não sabia como fazer um projeto,agora ficou mais fácil de aprender.

    ResponderExcluir
  4. Você poderia me encaminhar esse projeto
    jardel.abreu@oi.com.br

    ResponderExcluir