Sala de Recurso Multifuncional

"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender."

(MARION WELCHMANN)









sábado, 26 de fevereiro de 2011

Projetos


PROJETO

“APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS”

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Professora: Waldety Costa Tasso

Coordenação Pedagógica: Gilma dos Santos

Direção: Rosalinda Pelegrini de Oliveira Araujo

Escola Estadual Norberto Schwantes-Ano Letivo de 2011

Terra Nova do Norte – MT

JUSTIFICATIVA

A iniciativa da proposta deste projeto está embasada segundo a nota técnica SEESP/GAB/Nº 11/2010 do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial e Esplanada dos Ministérios, que se trata das Orientações para a institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares.

A educação inclusiva, fundamentada em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para a efetivação do direito de todos à educação, transformando as estruturas educacionais que reforçam a oposição entre o ensino comum e especial e a organização de espaços segregados para alunos público alvo da educação especial.

Nesse contexto, o desenvolvimento inclusivo das escolas assume a centralidade das políticas públicas para assegurar as condições de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas regulares, em igualdade de condições.

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial é definida como uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que disponibiliza recursos e serviços e realiza o atendimento educacional especializado – AEE de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos público alvo da educação especial.

O Decreto nº 6.571/2008 dispõe sobre o atendimento educacional especializado, definido no §1º do art.1º, como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente e prestados de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular. No §2º do art.1º, determina que o AEE integra a proposta pedagógica da escola, envolvendo a participação da família e a articulação com as demais políticas públicas.

Dentre as ações de apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação previstas nesse Decreto, destaca-se, no art.3º, a implantação de salas de recursos multifuncionais, definidas como “ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos para a oferta do atendimento educacional especializado”.

Para a implementação do Decreto nº 6.571/2008, a Resolução CNE/CEB nº 4/2009, no art. 1º, estabelece que os sistemas de ensino devem matricular os alunos, público alvo da educação especial nas classes comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou centros de atendimento educacional especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos; e no seu art.4º define o público alvo do AEE como:

I – Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; II – Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Ret, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação; III – Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas de conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Para a Escola Estadual Norberto Schwantes em Terra Nova do Norte-MT, Educar é ir além do convencional, ter coragem de ousar. Mudar é compromisso de cada um de nós, e mudar o que aí está posto necessita coragem para ousar e é nesta visão que a escola se propõe ao atendimento do aluno:

a) Atividades e recursos pedagógicos e de acessibilidade, prestados de forma complementar à formação dos alunos público alvo da educação especial, matriculados no ensino regular;

b) Articulação e interface entre os professores das salas de recursos multifuncionais e os demais professores das classes comuns de ensino regular;

c) Plano de AEE: identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas do aluno; planejamento das atividades a serem realizada avaliação do desenvolvimento e acompanhamento dos alunos; oferta de forma individual ou em pequenos grupos; periodicidade e carga horária; e outras informações da organização do atendimento conforme as necessidades de cada aluno;

d) Existência de espaço físico adequado para a sala de recursos multifuncionais; de mobiliários, equipamentos, materiais didático-pedagógicos e outros recursos específicos para o AEE, atendendo as condições de acessibilidade;

Os projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo, na Sala de Recurso Multifuncional, visão atender o aluno de uma forma abrangente na linguagem oral e escrita, coordenação motora, conhecimento corporal e lateralidade, orientação espaço-temporal, habilidades psicomotoras (no processo de alfabetização), conhecimento lógico-matemático, conhecimento de mundo, percepção, expressão Musical e dramatização.

OBJETIVO GERAL

· Desenvolver estímulos indispensáveis ao pleno desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, criando para isto situações adequadas ao seu desenvolvimento, socialização e diminuir os efeitos de problemas decorrentes do meio e demais estímulos referentes à aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Identificar dificuldade que induzem o aluno a conceitos diferenciados dos almejados em relação a determinados conteúdos.

· Introduzir o educando no mundo do pensamento mais ativo e organizado, através do trabalho individualizado, o uso de material de manipulação, tecnologia e a observação.

· Proporcionar estímulos que garanta a criança o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

METODOLOGIA

A Sala de Recursos multifuncional tem a função de estimular a aprendizagem, desenvolvendo atividades de linguagem oral, afetiva e escrita, através do uso de material de manipulação, sempre que possível, para facilitar a formação de conceitos abstratos, atividades lúdicas, brinquedos cantados e outros, pois quanto mais a criança age, mais desenvolve as estruturas que lhe permite significado ao seu comportamento e as coisas.

Nas estratégias a serem trabalhadas prevê-se o trabalho com aula de campo, DVDs, programas de computador, pesquisas digitação, jogos didáticos, carimbos, leituras diversas: individualizada, silenciosa, de figuras, de imagens (vídeo, DVDs, TV), trabalho envolvendo rótulos e outros recursos disponíveis nesta unidade escolar

A metodologia será aplicada de acordo com a grade curricular do ensino regular fazendo intervenções de acordo com a limitação de cada aluno. Como estratégia principal será observado a potencialidade de cada aluno. Usaremos os recursos didáticos e pedagógicos existentes na escola além de visitas planejadas aos órgãos públicos, favorecendo ao aluno a formação de conceitos resultando na aprendizagem.

O atendimento do aluno acontecerá no contra turno de acordo com a necessidade de cada um ou o mesmo será durante o período de aula, quando o aluno apresentar dificuldade de estar na escola, devido à distância do colégio e o uso do transporte escolar.

O Plano de AEE (EM CONSTRUÇÃO)

Objetivos Previstos: (EM CONSTRUÇÃO)

Superação das dificuldades motoras, de evolução conceitual, de atenção e de concentração.

Atividades do Plano (EM CONSTRUÇÃO)

Para o desenvolvimento da capacidade grafomotora e da motricidade ampla: atividades de desenho, pintura e o uso de diferentes instrumentos como suporte para sua expressão gráfica, como, por exemplo, o computador; uso de massa de modelar; a construção de maquetes; dentre outras atividades. Deslocamentos em ambientes abertos através da expressão corporal com o uso de variados recursos, tais como bolas, arcos, dentre outros.

Para desenvolvimento de conceitos, desenhar, jogo simbólico, dramatização, pintura, música, jogo da memória, associação de imagens e palavras, contato com variados gêneros textuais. Todas as atividades devem ser contextualizadas e significativas para a criança e devem ser realizadas em situações lúdicas.

Atenção e concentração

Jogos educativos diversos.

Oralidade

Relatos orais, registro oral de passeios, visitas, atividades de dramatização e brincadeiras livres que permitam ao aluno exercitar sua capacidade criativa e de expressão verbal. Interlocução entre a professora do AEE e a da sala de aula do ensino comum Visa a conhecer os efeitos do plano de EE no comportamento do aluno em sala de aula.

MATERIAIS DIDÁTICOS

- lupas;

- bolas diversas;

- 02 bolas de Pilates;

- bambolês,

- caixas de giz de cera;

- tesouras (grandes);

- cola tenaz;

- caixas de massa de modelar;

- ábacos;

- E.V.A de cores variadas (03 de cada cor);

-caixas de tinta guache,

- canetas marcar CD azul e preta)

- pincéis (espessuras variadas);

- rolo de papel bobina;

- resma de papel sulfite;

- cadernos pequenos (alunos do matutino e vespertino);

- papel crepom de cores variadas;

- papel camurça de cores variadas;

- papel para dobradura;

- papel cartão;

- caixas de palito de dente;

-maços de fósforo;

- pacotes de canudinhos;

- pacotes de bexiga (balão);

- tecido pintura;

- tecido (bordado p/ vagonite e ponto cruz);

- T.N.T (cores variadas);

- agulha de costura (de mão);

- agulhas de crochê;

- linhas de costura diversas;

- 10 m corda;

- 06 cones grandes

- 01 rolo de barbante;

- bastões de cola quente;

- 01 extensão;

- 01 T (para tomada);

- colchonetes;

- cabos de vassoura;

- pregos (pequenos e médio);

- feltro (diversas cores);

- Obs.: Os materiais de consumo serão utilizados bimestralmente.

RECURSOS DIDÁTICOS

- fantoches, brinquedos de encaixes, dedoches, quadro valor lugar, álbum seriado, livro de pano, livros paradidáticos e didáticos, dicionário de libras, quebra-cabeça variados, - blocos de madeira, garrafas pet, caixas de leite, material dourado, alfabeto móvel, jogos de memória variados, revistas e jornais velhos, livros diversos, sucatas e outros, tudo o que for necessário para enriquecer o trabalho dentro da proposta curricular da escola, contemplando o cotidiano e as especificidades de cada aluno.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Cada vez mais a linguagem cultural inclui o uso de diversos recursos tecnológicos para produzir processos comunicativos, utilizando-se diferentes códigos de significação (novas maneiras de se expressar e se relacionar). Inúmeros meios audiovisuais e multimídia disponibilizam dados e informações, permitindo novas formas de comunicação, além dos meios gráficos. As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com grandes reflexos, principalmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si mesmo.

É fundamental que a instituição escolar integre a cultura tecnológica extracurricular ao seu cotidiano, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de habilidades para utilização dos novos instrumentos de aprendizagem. A televisão é um meio de comunicação que oferece grande variedade de informações utilizando basicamente imagens e sons, o que a faz não depender necessariamente da cultura letrada, que não pode ser desconsiderada pela instituição escolar. É um meio de transmissão de programas, algumas vezes com finalidades educacionais, dirigidos a professores e alunos.

Já o computador é uma ferramenta que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e da comunicação. O computador permite criar ambientes de aprendizagem que fazem surgir novas formas de pensar e aprender e, principalmente, de se comunicar. Para que os alunos não sejam receptores passivos é necessário contextualizar essas programações, levando em consideração as necessidades, interesses e condições de aprendizagem dos alunos.

- diversos tipos alternativos de comunicação;

- vídeos diversos;

- DVDs;

- aparelho de som;

- caixa de som;

- microfone;

- computador;

- impressora;

- softwares educativos;

- data show;

- máquina fotográfica digital

DURAÇÃO DO PROJETO

A execução deste projeto se dará ao longo do ano letivo, com possibilidade de se estender por mais tempo de acordo com as necessidades do aluno, até que a aprendizagem atenda aos objetivos propostos.

Computador e Educação? Uma ótima combinação

Como diz o Professor José Armando Valente em seu texto: ...O computador é apenas e tão somente um meio onde desenvolvemos inteligência, flexibilidade, criatividade e inteligências mais críticas... Ainda: ... Podemos concluir que com o uso do computador, mesmo as tarefas mais simples, como desenhar na tela, escrever um texto, etc..., são suficientemente ricas e complexas, permitindo o desenvolvimento de uma série de habilidades que ajudam na solução de problemas, levando o aluno a aprender através de seus erros...

Para tal utilizareis programas que despertem o raciocínio lógico matemático, produção de textos, artes entre outros recursos que as mídias nos proporcionam.

REFERÊNCIAS

NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 11/2010 - Orientações para a institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares.

Disponível em: http://www.sistti.com.br/syene/m1_principal.htm Acesso 20/02/2011

Marcos Seesp-Mec Fasciculo II.qxd 10/11/2010 Disponível em: http://portal.mec.gov.br Acesso 20/02/2011

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso no dia 19 de fevereiro de 2006.
NUNES, Ana Raphaella Shemany. O lúdico na aquisição da segunda língua. Disponível em: http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.htm. Acesso no dia 16 de fevereiro de 2006.
VELASCO, Cacilda Gonçalves. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint Editora, 1996

VEIGA, Marise Schmidt. Computador e Educacão? Uma ótima combinação. Petrópolis, 2001. Pedagogia em Foco. Disponível em: . Acesso em 20/02/2011

Ao usar estes textos, respeitar as referências bibliográficas e citar este blog.

ANEXO I – Fichas de encaminhamento

ANEXO I I - Relação dos alunos e suas...

ANEXO III - Projetos a serem trabalhados em 2011. ( Projeto Interação, neste projeto acontece a interação entre todos alunos da sala e oportunamente a participação dos pais; Projeto Artesanato, Projeto Bandinha)...

21 comentários:

  1. Gostaria muito de acompanhar melhor seu trabalho, por favor me envie modelo das fichas , desde já obrigada.
    Adorei o projeto, parabéns .

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  2. Oi Angela, made-me um e-mail que te retorno:
    waldetytasso@gmail.com
    Obrigada pela visita.

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  3. Amei seu blog.
    Gostaria de acompanhar seus trabalhos.Estou tentando montar um blog e aí poderemos trocar grandes idéias..
    Parabéns.............

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  4. Adorei seu blog.Trabalho como professora de reforço escolar em um projeto social .Suas dicas me ajudaram muito. Gostaria que vc me enviasse sugestões , trabalho com multisseriadas (2º ao 9º ano) e inclusão.Meu e-mail é rosangelavicenteoliveira@hotmail.com

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  5. PROFESSORA WALDETY PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E PELA DIFERENÇA QUE VC FAZ NA VIDA DOS ALUNOS, GOSTEI MUITO ,SOU PROFESSORA E TENHO GRANDE INTERESSE PELO TRABALHO DIFERENCIADO, SERIA POSSIVEL VC ME ENVIAR ALGUNS MODELOS DE FICHAS,AGRADEÇO ABRAÇOS JOSY.meu email é josylorencini@hotmail.com

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  6. Está de parabéns pelo seu lindo trabalho!!
    Com certeza estarei acompanhando, meu e-mail é: anacristinaftc@gmail.com
    Poderia me enviar algumas fichas?
    Obrigada, abraços.

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  7. Parabéns!
    Gostei muito de suas sugestões, trabalho com AEE, mas não tenho sala multifuncional, preciso construir todo material, se possível envie-me mais sugestões. Abraços.
    www.walleriafelix@yahoo.com.br

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  8. Parabens!!!Gostei muito do seu trabalho, estou começando agora em sala multifuncional mas estou apaixonada por essa oportunidade,espero em breve com bons resultados por favor me envie modelo das fichas , segue meu contato socialfatima@hotmail.com
    desde já obrigada...
    Fátima Demétrio parabéns

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  9. Parabéns pelo projeto, sugestões valiosas.
    Se possível me envie outras sugestões, marilene1005@yahoo.com.br.
    Desde já agradeço sua atenção.

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  10. Parabéns pelo excelente trabalho!
    Sou diretora de uma escola particular e estamos organizando uma sala de recursos para atendimento de nossos alunos portadores de necessidades especiais. Como a Escola só funciona em um turno nossa proposta está sendo elaborada para trabalhar durante o periodo de nossas atividades (no turno da manhã). Atendemos alunos na faixa etária de 6 a 10 anos ( 1º ao 5º ano).Gostaria de receber sugestões sobre o equipamentoo da sala e modelos de fichas de avaliação de alunos com dificuldades. Nossas turmas são 20/25 alunos incluindo somente um aluno por turma. No ano de 2011 tivemos um asperger, dois autista, dois down,um aluno com problema auditivo ( todos diagnosticados).
    Agradeço sua atenção, ficando no aguardo
    Suely - suelyacm@yahoo.com.br

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  11. Olá colegas! Obrigada pela visita e comentários. Abraços.

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  12. Parabéns !!!Adorei seu trabalho. Meu nome é Jaqueline , sou professora de Sala Recurso e gostaria de poder contar com sua ajuda queria ver como vc fez suas fichas por favor me envie os modelos. Obrigada, aguardo.
    Jaqueline-jackventura91@gmail.com

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  13. Gostei muito do seu trabalho, gostaria que se pudesse por gentileza me enviar algumas sugestões, sou formada em licenciatura plena em letras e ainda não trabalho na área,mas ja trabalho na Educação como Auxiliar de Creche.
    Desde já agradeço.
    ronise28@hotmail.com
    Abraços.

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  14. ola gostaria muito de receber informaçao sobre projetos em sala de AEE pois trabalho em SALA DE RECURSOS E APAE .
    O seu blog é muito interessante .
    Parabens
    Maria jose da silva

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  15. Boa noite!
    Este ano na escola onde atuo iniciei o trabalho com AEE,sou pedagoga tenho e um curso de AEE pela Universidade Federal de Santa Maria, mas considero muito pouco o meu conhecimento a respeito do assunto, por isso estou a procura de ajuda e achei seu blog muito interessante. Gostaria que se possível me ajudasse enviando novidades.
    Meu email é cr.is.i@hotmail.com
    Obrigada

    Cristina Matos

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  16. Professora Waldety,estou iniciando este ano 2012 na sala multifuncional,se vc puder me enviar algumas atividades trabalhadas nesta sala,fico muito grata,pois estou amando trabalhar nesta sala do AEE,é uma experiencia nova para mim e um grande desafio na minha carreira profissional,espero contar com sua ajuda,abraços martapilla@hotmail.com ,espero oder contar com sua ajuda.

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  17. Está de parabéns pelo seu lindo trabalho!!
    meu e-mail é:psicoacristina@gmail.com
    Poderia me enviar algumas fichas?
    Obrigada, abraços.

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  18. professora! parabéns pelo seu trabalho, esta realmente maravilhoso.....

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  19. Olá sou professora do AEE aqui em em SC, estou iniciando e encontrando muitas dúvidas e gostaria de exemplos de plano, estudo de caso, registro de desenvolvimento, ideias de material confeccionado por favor me ajude, meu e-mail srm.hildannakrisch@gmail.com
    agradeço desde já.

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  20. Olá, sou professor do AEE em uma escola pública, onde a descaracterização do atendimento e uma fato, pois meus colega fazem do AEE uma sala de reforço escola para nossos alunos com necessidades especiais, e estou tentando este ano implantar uns projetos gostaria se possível de você me ajudar com essa tentativa de mudança. meu email é edmoraes08@gmail.com
    Obrigado.

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  21. Gostaria muito de acompanhar melhor seu trabalho, por favor me envie modelo das fichas , desde já obrigada.
    Adorei o projeto, parabéns .Meu email.crislibras10@hotmail.com, desde já lhe adradeço.

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