terça-feira, 17 de novembro de 2009

Articulação 2009





PROJETO
“APOIO AOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM”


Professora Articuladora: Waldety Costa Tasso

Direção: Professor Luiz Garcia

Ano Letivo de 2009

Terra Nova do Norte - MT



JUSTIFICATIVA
A iniciativa da proposta deste projeto está embasada Segundo a Portaria 276/96, Art. 6º e Instrução Normativa 008/2007/GS/Seduc/MT em que trata a questão: PROFESSOR ARTICULADOR: quem é e qual é sua função? Sendo assim observamos que há um número significativo de crianças nas séries iniciais de escolarização que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. São crianças que estão condenadas ao fracasso antes mesmo que se esgotem todas as possibilidades didático-pedagógicas em alfabetizá-las.
Na sala de articulação o professor constantemente observa, incentiva, orienta, avalia e registra em ficha individual o desempenho do aluno dentro dos objetivos propostos, identificando se o aluno atingiu tais objetivos ou não. Aqueles que alcançaram os objetivos são dispensados das aulas de reforço. Os que ainda necessitam de auxílio em determinado conteúdo ou perante alguma dificuldade de aprendizagem continuam por mais um tempo, até suas dúvidas serem sanadas e suas dificuldades superadas.

O professor articulador planeja as aulas diariamente, com atividades diversificadas de acordo com a área de dificuldade apresentada pelo aluno, priorizando Português e Matemática. Ele também sempre incentiva a criação de hábitos de estudos, além de despertar o interesse da criança pela leitura e o pensamento lógico-matemático.

Entre outras, o professor facilitador tem como metas:
Desenvolver um processo de ensino diferenciado com o aluno para que ele alcance qualificação necessária a sua promoção ao término do ano letivo.
Criar novas estratégias e métodos para trabalhar conteúdos, para os quais os alunos apresentam dificuldades;
Orientar o aluno a identificar suas dificuldades para superá-las;
Permitir ao aluno compreender seu potencial;



METODOLOGIA



• Participação no processo de triagem dos alunos que freqüentarão o projeto.
• Elaboração do portifólio das atividades do Projeto, bimestralmente.
• Apresentação de relatórios das atividades realizadas.
• Elaboração de pesquisas e estudos para escolha das estratégias de operacionalização do conteúdo programático das séries iniciais do Ensino Fundamental adequando-os à Pedagogia de Projetos em sala de aula.
• Confecção de materiais pedagógicos.
• Reuniões com os pais e professores dos alunos envolvidos no projeto com o objetivo de relatar os progressos das crianças.
• Administração das aulas com alunos previamente selecionados, aulas com duração de duas horas/aulas ou quatro horas/aulas quando o aluno apresentar dificuldade de estar na escola, devido a distância do colégio ou uso do transporte escolar.
• Articuladamente com o professor regente e coordenador pedagógico, buscar estratégias que garantam a aprendizagem daqueles alunos que por motivos vários apresentam dificuldades ou defasagem em seu desenvolvimento escolar.

"Projeto na Íntegra, deixe seu recado em comentários"




26 comentários:

  1. OLa estou começando esse ano na sala de articulação e lendo esse seu projeto espero conseguir fazer com que todos que me vai ser encaminhada consiga aprender o que eles acham que é tão dificil, te adimiro por esse trabalho parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de obter esse projeto, obrigada.
    anacristinaftc@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi professora

    Muito louvável seu trabalho, estou iniciando com salas de recursos multifuncionais e gostaria de obter esse projeto. Seu blog tem ajudado a me organizar.
    Obrigada
    Maria José
    maluyaperei@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá que trabalho bagana este seu, parabéns! Amei e me inspirei nele para me organizar e também projetar meu trabalho diário. Pois sou iniciante como profª articuladora, gostoria de receber seu projeto na íntegra se você puder claro, ´seria de grande valia para mim. Obrigada.
    Ceonara
    ceonaraglima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Sou orientadora educacional e tenho muito interesse em receber seu projeto pois tenho dedicado grande parte da minha atuação no atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem.Meu email: leilinha.scherer@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. luciana souza de oliveira27 de julho de 2011 às 13:24

    Oi professora
    Gostaria muito de obter esse projeto, obrigada.
    lucinhahcmt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Seu Blog é muito rico em sugestões, sempre dou uma olhada. Parabéns!!!
    Sua mana, Vilma.
    Abraços, Wal

    ResponderExcluir
  8. Obrigada maninha e a todos os colegas que deixam comentários.

    ResponderExcluir
  9. Olá prfª. Waldety, vou começar este ano em AEE, estava pesquisando e achei o seu blog, muito 10... .Se puderes me enviar esse modelo de ficha ind. e outros fico lhes agradecida.Muito grata.Rosemar. ( rosa-marvi@hotmail.com ).

    ResponderExcluir
  10. Olá professora, estou iniciando como articuladora e esse seu blog tem sido bastante produtivo para essa nova caminhada, é importante ter pessoas como vc que divulga seu trabalho dando a oportunidade de conhecermos experiências novas.
    Gostaria de receber na integra esse seu projeto e o modelo de sua ficha individual. Obrigada Eulália.
    (eulalia-souza1@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Olá professora, estou iniciando como articuladora , achei muito interessante o seu projeto e gostaria de receber uma copia do mesmo e o modelo de sua ficha individual. Obrigada Adriana.
    drica_zan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. olá professora, este ano estou iniciando o trabalho com sala de articulação, gostaria de receber o este projeto. Gostaria mutio de compartilhar com você sua experiência.
    espero sua resposta. obrigada
    bjus.

    ResponderExcluir
  13. olá hoje encontrei o seu blog, estava fazendo uma pesquisa sobre as salas de recursos multif. pois esse ano vou trabalhar nela, como vc pode notar estou nua e crua, nem sei como começar li essa parte do seu projeto e me interessei vc pode me ajudar? desde de já te agradeço helena.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia professora

    Estou fazendo pós em inclusão e achei muito bom este seu trabalho, obrigada por publicar
    seria possivel me mandar este projeto na integra?
    salete0827@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Que lindo o seu trabalho! Sou psicopedagoga e gostaria muito de ter acesso ao projeto na íntegra, buscando assim somar ao projeto desenvolvido na instituição em que atuo. É possível? Obrigada. Aguardo retorno. Liana
    lipescio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, iniciei este ano na articulação, gostaria de receber orientações quanto aos jogos pedagógicos, temos alguns, mas pretendemos adquirir outros. Ficarei grata de puderem me ajudar, sugerindo alguns. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante o seu trabalho, aqui no Piauí não temos o professor de articulação, mas estou iniciando na sala de recurso e estou com receio de não dar conta das crianças. vc pode ma ajudar? helena email do_carmoraesouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. ola prof. waldete gostaria de receber seu projeto na integra e os modelos das ficha email saramt72@hotmail,com

    ResponderExcluir
  19. Olá professora, gostaria de receber o seu projeto na integra se possível, acho louvável sua iniciativa de compartilhar suas experiências com os colegas, parabéns!
    gleydnara@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Wal. é um prazer estar deixando meu recadinho aqui. Este ano peguei a articulação e estou totalmente perdida preciso de ajuda, preciso de um projeto.Tenho 16 alunos do 1º ao 8º ano e nenhuma experiência com a alfabetização. Gostaria de indicação de atividades e tudo que puder compartilhar. dinamar.bastos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá professora gostei muito de sua atitude de dividir seu conhecimento com os colegas educadores e, gostaria se possível me enviar em meu e-mail o seu projeto de articulação para que eu possa construir o meu, pois é a primeira vez que vou lecionar para articulação e não tenho bagagem inicial, obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá professora, gostaria de receber o seu projeto na integra se possível.
    socorroquim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. OLÁ PROFESSORA, GOSTARIA DE RECEBER O SEU PROJETO NA INTEGRA SE POSSÍVEL.
    star.irenermozer@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  24. Olá professora Waldety Costa Tasso, estou iniciando como articuladora e acho que esse seu blog pode me ajudar bastante nessa nova caminhada. Acho ótimo ter pessoas como você, que divulga seu trabalho dando a oportunidade de conhecermos novas experiências.
    Gostaria de receber na integra seu projeto, o modelo de sua ficha individual e tudo mais que você já utilizou e que deu resultado. Grata, Jualice.
    jualice0808@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. bom dia sou da sala de recursos e iniciando sala de articulação.
    luciene_cgr@hotmail.com

    ResponderExcluir